O marketing digital para médicos, consultórios e profissionais da saúde em geral é essencial para se tornar referência na especialidade abordada. Cada vez mais as pessoas têm acesso fácil a um expressivo número de informações, e profissionais capacitados, bem posicionados na web, podem fazer a diferença para as pessoas se atualizarem com qualidade e veracidade.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, o Brasil lideram o ranking de aumento das pesquisas por temas de saúde no buscador. O índice de brasileiros que recorrem ao Google como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde é de 26% e já chega próximo aos que procuram imediatamente por um médico que é 35%.
Essas pessoas quando se deparam com o nome de um especialista, querem checar o site, as redes sociais e até o currículo do profissional. É a partir do conjunto de informações disponíveis sobre o médico na Internet que o usuário forma a primeira impressão do profissional e decide marcar a consulta.
Mas para esse marketing ser feito de forma completa e auxiliar numa visibilidade positiva, algumas dicas e sugestões são importantes:
1. Consulte as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina)
O primeiro passo para aproveitar o máximo do marketing digital sem infringir a lei é conhecer as orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre propaganda na área médica.
A resolução CFM n.1974/11, atualizada em 2015, do Manual de publicidade médica proíbe:
garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica, tanto nas entrevistas à imprensa quanto nas redes sociais;
expor o paciente para divulgar técnica, método ou resultado, assim como não é permitido publicar fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias;
usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
anunciar especialidade que o médico não tem;
anunciar equipamentos para mostrar superioridade a concorrência;
ter o nome do médico envolvido em propaganda enganosa;
publicar informações que vão causar alarde na sociedade;
fazer qualquer tipo de consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância.
(fonte: mlabs)
2. Tenha um site atualizado e ativo
Ao ter uma página profissional na Internet você consegue ampliar a reputação profissional, para muitos pacientes, não encontrar o profissional online é mau sinal. As informações que os colegas e o público sabem sobre você é com base nas buscas online e como você se apresenta na Internet.
Além de divulgar informações sobre a sua área. O site é um canal excelente para publicar artigos em um blog e novidades da sua área, eventos abertos ao público, endereço da sua clínica, horário de funcionamento e convênios atendidos.
3. Cadastrar em plataformas de busca de médicos
Também é importante cadastrar-se em plataformas de busca de médicos, que além de torná-lo mais visível, permitem avaliações de pacientes.
4 - Aplique estratégias de SEO local e seja encontrado com mais facilidade na região que você atende
Sobretudo na área da saúde, as pesquisas no Google são feitas localmente, portanto é imprescindível usar estratégias de SEO local, do contrário, o seu nome não vai aparecer entre os resultados.A melhor maneira de começar a otimizar a sua presença online com geolocalização é preenchendo uma ficha no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que permite que você seja encontrado no Google com mais facilidade. Além de incluir seu consultório nos resultados, permite comentários de usuários, dados para contato e horário de funcionamento.
5 - Utilize o marketing de conteúdo
Você pode criar conteúdo em diversos formatos, como artigos em blog, e-mail marketing, ebooks, posts nas redes sociais, infográficos, podcasts, webinars e vídeos. Tudo é conteúdo.
6 - Use e abuse das redes sociais
Estar presente nas redes sociais com perfil profissional é essencial para desenvolver várias estratégias de marketing que envolvem a área médica. Facebook, Instagram, LinkedIn, canal no YouTube e ainda tem a opção do WhatsApp Business, que para consultórios é uma ótima solução para agendamentos e relacionamento com pacientes.
7 - Anunciar nas redes sociais e Google Ads
Dentre as estratégias, os anúncios pagos nas redes sociais e no Google são sempre bem-vindos para você conseguir segmentar, qualificar e aumentar a prospecção a curto-prazo.
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